FACH

O sistema alemão FACH é um método de classificação de cantores, especialmente para os de ópera, de acordo com a extensão vocal e cor de suas vozes. Atualmente é utilizado mundialmente como padrão classificatório vocal.

É uma tabela muito conveniente pois evita que cantores sejam classificados equivocadamente em vozes mais agudas ou mais graves do que onde se sentem confortáveis para o canto em longos períodos.

Por exemplo, uma pessoa pode até alcançar determinada nota musical muito aguda, mas não se mantém confortável nela. Por isso, é importante analisar a "cor vocal", ou, onde a voz mais brilha e pode ser usada confortavelmente por muito tempo.

Abaixo, temos as classificações. Note que é utilizado um piano para localização da voz na partitura. Temos os "DÓs numerados como C0 (Dó zero), C1 (Dó um), etc. E são mostradas as notas musicais mais graves e mais agudas que a voz deve alcançar.

Para saber sua classificação vocal (caso nunca tenha cantado em coral ou estudado canto), é necessário ter distinção da audição para repetir a mesma nota no piano afinadamente. Caso não consiga, ou não tenha certeza, busque ajuda de um professor ou amigo da área.

Esta classificação é essencial para trabalho em corais, pois permite extrair a mais bonita voz de cada cantor e não cansá-los.

Os termos usados (lírico, dramático, coloratura, profundo, cômico ou buffo, ligeiro, etc) são características da voz que, mesmo em uma mesma extensão vocal (note que há vários casos assim) são distintos. Por exemplo, em Mezzo-soprano temos as mesmas extensões (notas que o cantor consegue alcançar entre graves e agudas) para os 3 tipos de vozes: COLORATURA (voz que consegue executar gama maior de notas em pouco tempo), LÍRICO (voz mais leve e romantizada) e DRAMÁTICO (timbre mais pesado e sério).

Outro detalhe a reparar: algumas vozes levam o nome das extensões vizinhas para serem melhor classificadas. Por exemplo, Contralto-baixo significa que é a voz mais grave dos contraltos.

Repare também que as diferenças entre uma voz e outra podem ser de apenas uma nota musical e nenhuma voz é melhor ou mais importante que outra - todas são únicas e tem papel essencial nas canções.

The German FACH system is a method of classifying singers, especially opera singers, according to the vocal range and color of their voices. It is currently used worldwide as a vocal classification standard.

It is a very convenient table as it prevents singers from being misclassified into higher or lower voices than where they feel comfortable singing for long periods.

For example, a person may even reach a certain musical note that is very high, but is not comfortable with it. Therefore, it is important to analyze the "vocal color", or, where the voice shines most and can be used comfortably for a long time.

Below are the ratings. Note that a piano is used to locate the voice in the score. We have the "C's numbered as C0 (C zero), C1 (C one), etc. And the lowest and highest musical notes the voice should reach are shown.

To know your vocal classification (if you have never sung in choir or studied singing), it is necessary to have a hearing distinction to repeat the same note on the piano in tune. If you cannot, or are not sure, seek help from a teacher or friend in the field.

This classification is essential for working with choirs, as it allows you to extract the most beautiful voice from each singer and not tire them out.

The terms used (lyrical, dramatic, coloratura, deep, comic or buffo, light, etc.) are characteristics of the voice that, even in the same vocal range (note that there are several cases like this) are distinct. For example, in Mezzo-soprano we have the same extensions (notes that the singer can reach between low and high) for the 3 types of voices: COLORATURA (voice that can perform a wider range of notes in a short time), LYRIC (lighter voice and romanticized) and DRAMATIC (heavier and more serious tone).

Another detail to be noted: some voices take the name of neighboring extensions to be better classified. For example, Alto-bass means it is the deepest voice of the alto.

Also note that the differences between one voice and another can be just one musical note and no voice is better or more important than another - all are unique and play an essential role in the songs.

SOPRANO

Coloratura

Dramático-coloratura

C4-F6

Soubrette

C4-C6

Lírico

B3-C6

Lírico-dramático

Dramático-completo

A3-C6

Alto-dramático

F3-F6

MEZZO-SOPRANO

Coloratura

Lírico

Dramático

G3-B5

CONTRALTO ALTO

Dramático

F3-G5 ou F3-A5

Baixo

E3-E5

TENOR

Buffo (cômico)

C4-B4

Personagem

B2-C5

Lírico

C3-C5

Lírico

Dramático

B2-C5

Heróico

B2-C5

BARÍTONO BARITONE

Ligeiro

C3-B4

Lírico

B2-A4

Cantabile

Verdiano

A2-G4

Dramático

Baixo-lírico

Baixo-dramático

G2-F4

BAIXO BASS

Barítono-lírico

Barítono-dramático

Jovem

Buffo-dramático

E2-F4

Profundo

Dramático

C2-F4

CONTRATENOR COUNTERTENOR

SOPRANISTA SOPRANIST

Como você pode perceber, não há classificação oficial de Contratenor na tabela FACH, exatamente por ser muito vasto o alcance vocal. Portanto, em óperas, há papéis específicos para contratenores, não sendo necessária uma classificação formal.

Já em corais, os regentes ficam em dúvida onde inserir esta voz.

É bem simples: se mais grave, timbre mais denso, o contratenor será inserido no naipe de contralto.

Se mais aguda a voz for, mais ligeira, fará parte de soprano. Se ficar "no meio do caminho" ou se sentir a vontade para cantar em ambos os naipes, pode-se deixar o cantor à vontade para escolher onde mais fique confortável e onde sua voz brilhe mais ou onde o coral mais necessitar de reforço - sempre a determinação deve partir da(o) regente.

Não é raro encontrarmos contratenores em corais amadores e até profissionais. No coral lírico do Theatro Municipal de São Paulo, por exemplo, há contratenores. No Choir of King’s College, em Cambridge (UK), há muitos contratenores e meninos, pois é um coral exclusivamente masculino - os meninos cantam a linha de soprano e os rapazes, contratenor.

Também é muito usual em obras para corais e solistas, em vez de contralto feminino, se utilizar um contratenor pela densidade e profundidade vocal.

Portanto, os contratenores podem cantar onde quiserem, seja em música erudita, seja em música popular (exemplo Ney Matogrosso e Filipe Catto). O céu é o limite!

There is no official classification of Countertenor in the FACH table, precisely because the vocal range is very wide. Therefore, in operas, there are specific roles for countertenors, not requiring a formal classification.

In choirs, conductors are in doubt where to insert this voice.

It's quite simple: if more bass, denser timbre, the countertenor will be placed in the alto suit.

If the voice is higher, the lighter it will be part of a soprano. If you're "in the middle of the road" or feel comfortable singing in both suits, you can leave the singer free to choose where he's most comfortable and where his voice shines the most or where the choir most needs reinforcement - always the determination must come from the regent.

It is not uncommon to find countertenors in amateur and even professional choirs. In the lyrical choir of the Theatro Municipal de São Paulo, for example, there are countertenors. At the Choir of King's College, Cambridge (UK), there are many countertenors and boys, as it is an exclusively male choir - the boys sing the soprano line and the boys countertenor.

It is also very common in works for choirs and soloists, instead of female contralto, to use a countertenor due to vocal density and depth.

Therefore, countertenors can sing wherever they want, whether in classical music or popular music. Just sing and be happy!